Ernesto Geisel nasceu em Bento Gonçalves, 3 de agosto de 1907 , foi um político e militar brasileiro, tendo sido 29º Presidente do Brasil de 1974 a 1979.Filho de imigrantes alemães, estudou em colegio militar.
Ingressou na carreira política ao ser nomeado chefe da Casa Militar do governo do Presidente Castelo Branco em 1964. Fez parte do grupo de militares castelistas que combateram a candidatura do Mal(MDB-Costa e Silva). Castelo promoveu-o ainda a General-de-exército em 1966 e nomeou-o Ministro do Tribunal Militar em 1967. No governo de Emílio Médici, tornou-se presidente da Petrobras. Conseguiu a presidência da Petrobras, que deteve até a década de 90 o monopólio da extração de petróleo no Brasil , concentrou esforços na exploração da plataforma submarina, tendo obtido resultados positivos.
No mesmo ano, pelo Aliança Renovadora Nacional (ARENA), candidatou-se à presidência, onde venceu, com 400 votos.
Em 15 de abril de 1964, foi nomeado chefe da Casa Militar pelo presidente Castelo Branco, que o encarregou de averiguar denúncias de torturas em unidades militares do Nordeste do Brasil.Teve apoio do irmão Orlando que contribuiu para que Médici o escolhesse como candidato à presidência da república para o mandato de 1974.
Principais realizações em seu governo:- Divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul.
- Reatamento de relações diplomáticas com a China.
- Fez com que o Brasil fosse o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola.
- II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).
- Busca de novas fontes de energia, realizando o acordo nuclear com a Alemanha, criando os contratos de risco com a Petrobras e incentivando a utilização do álcool como combustível.
- Início do processo de redemocratização do país, embora tal processo tenha sofrido alguns retrocessos durante seu governo, como bem exemplifica o Pacote de Abril, em 1977.
- Abertura política do Brasil, sobre a qual Geisel afirmou que a redemocratização do Brasil seria um processo "lento, gradual e seguro".
- Extinguiu o AI-5, e preparou o governo seguinte (João Figueiredo) para realizar um conflito político e a volta dos exilados, mas sem que retomassem seus cargos políticos.
- Em política externa procurou ampliar a presença brasileira na África e na Europa, evitando o alinhamento incondicional à política dos Estados Unidos.
- Denúncia do tratado militar Brasil-Estados Unidos em 1977.
- Construiu grande parte da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Seu mandato durou do dia 15 de março de 1974 até 15 de março de 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário